Durante todo o mês de agosto ocorre a Festa do Mar na praia de Cascais, uma vila portuguesa localizada na região de Lisboa. Na última terça-feira (24/8) a convidada da noite foi a banda gaúcha Papas da Língua. É claro que fomos para lá. Pegamos um Comboio na estação do Cais do Sodré em Lisboa e chegamos em Cascais em 45 minutos. Aproveitamos ainda boa parte da tarde no sol à beira mar e depois nos dirigimos para o show.
Nada de cerveja desta vez, o que acompanhou a noite foi a famosa sangria. Muito boa por sinal. Pra quem não conhece, sangria é uma bebida a base de vinho, "um quentão gelado" como diria a Laura, com sprite, frutas picadas no copo e gelo.
Como bons gaúchos tínhamos a bandeira do Rio Grande e do Internacional. A Laura e o Pedro vestiam a camisa tricolor, mas isso é praticamente detalhe. Logo chamamos à atenção e outros gaúchos se aproximaram. Bem legal encontrar "referências do sul" por aqui.
O show começou. Bandeiras ao alto. Serginho Moah saudou o estado e o time Bicampeão da América. Muita emoção. Logo, estávamos sendo filmados e aparecendo no telão. Demais.
Nunca me considerei muito fã da banda, mas ontem percebi que sei cantar todas as músicas. Na verdade, Papas sempre embalaram diferentes fases da minha vida. Ótimo encontro em Portugal.
De alguma forma, naquele espaço, cantarolando com outros gaúchos, me senti pertinho de casa. Olhei para o mar, bem ao meu lado, a emoção tomou conta de mim. Pensei em tudo o que deixei na outra margem e a saudade apertou, mas respirei fundo e me agarrei naquilo que já conquistei pra chegar aqui e na expectativa do que me espera nos próximos meses. Sorri. Agradeci aos quatro ventos essa oportunidade.
A festa gaúcha agitou o show inteiro. Ouviu-se até um "ah, eu sou gaúcho" no meio de toda aquela multidão. Foi lindo, até para mim, que não nasci no Rio Grande mas sou gaúcha de coração. Sempre critiquei tanto bairrismo, mas é ótima a sensação de sentir-se quase em casa depois de 20 dias tão distante. Valeu à pena.
* No domingo tem Martinho da Vila, bem provável, estarei lá.