1

Lusitana há quinze dias

Posted by Sarah Souza on 06:13
Quinze longos e surpreendentes dias. Talvez esta seja a melhor forma de resumir a minha estada em terras lusas. Ainda não me adaptei bem com o horário. Sempre penso que é mais cedo do que marcam os ponteiros do relógio. No mais, sinto-me bem familiarizada com as coisas por aqui. As pessoas, de maneira geral, são acolhedoras e a cidade é muito organizada.

Para comemorar a data resolvemos fazer um chimarrão e tomar em uma praça perto de casa. Quase na frente do shopping Colombo. É muito engraçado sair tomando chimarrão nas ruas de Lisboa. Difícil, quem não passe e olhe surpreso para aquela erva verde que está num recipiente diferente e passa de mão e mão.

Chegamos na praça, sentamos em um banco à sobra e tomamos a nossa tradicional bebida, sempre acompanhada de um bom papo e muitas, muitas risadas. No banco ao lado, um pai com dois meninos pequenos também desfrutava desse espaço. Um dos meninos olhou para o nosso chimarrão e voltou-se ao pai perguntando: "- O que é isso?". Sem precisar esperar muito obteve como resposta: "- É coisa de gaúcho".

Sinceramente não sei se o menino entendeu o que é "uma coisa de gaúcho", mas a resposta foi no mínimo curiosa. Logo após, os três saíram e eu não mais os vi.

Seguimos bebendo a "coisa de gaúcho" e mais tarde, jantamos um bom e barato churrasco argentino.





1 Comments


Hoje eu acordei mais cedo
Tomei sozinho o chimarrão
Procurei a noite na memória... procurei em vão
Hoje eu acordei mais leve (nem li o jornal)
Tudo deve estar suspenso... nada deve pesar
Já vivi tanta coisa, tenho tantas a viver
Tô no meio da estrada e nenhuma derrota vai me vencer
Hoje eu acordei livre: não devo nada a ninguém
Não há nada que me prenda
Ainda era noite, esperei o dia amanhecer
Como quem aquece a água sem deixar ferver
Hoje eu acordei, agora eu sei viver no escuro
Até que a chama se acenda
Verde... quente... erva... ventre... dentro... entranhas
Mate amargo noite adentro estrada estranha
Nunca me deram mole, não (melhor assim)
Não sou a fim de pactuar (sai pra lá)
Se pensam que tenho as mãos vazias e frias (melhor assim)
Se pensam que as minhas mãos estão presas (surpresa)
Mãos e coração, livres e quentes: chimarrão e leveza
Mãos e coração, livres e quentes: chimarrão e leveza
... ilex paraguariensis...
... ilex paraguariensis...

Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.