0

Encontro com os mortos

Posted by Sarah Souza on 12:01
Não se preocupem, não estou delirando nem falando de um encontro mediúnico. Visitei o Panteão Nacional que fica na Santa Engrácia, a maior igreja de Lisboa.

O templo foi erguido em 1568 por determinação da Infanta Dona Maria, filha de Manuel I de Portugal, por ocasião da criação da freguesia de Santa Engrácia. A antiga igreja foi severamente danificada por um temporal em 1681. Depois disso sofreu constantes modificações e alterações, de tal modo que hoje nada resta dela. A primeira pedra do edifício atual foi lançada em 1682. As obras perduraram tanto tempo que tornaram a construção sinônimo de obra inacabada. A igreja só foi concluída em 1966, 284 anos após o seu início. Santa Engrácia foi a primeira obra arquitetônica construída em estilo barroco no país.

Me interessei por conhecer o Panteão, após ler no "Guia de Lisboa" que lá estão os túmulos de eminentes figuras da nação como o escritor Almeida Garret e a famosa cantora de fado Amália Rodrigues. Para minha surpresa, ao entrar na igreja, me deparo com túmulos de outras personalidades, não só presentes na história portuguesa como também na história do Brasil. Eu falo do escritor Luís de Camões, dos navegadores Vasco da Gama e Infante D. Henrique e, Pedro Àlvares Cabral responsável pelo "descobrimento" do Brasil.

Não posso encerrar a postagem sem falar que na igreja da Santa Engrácia tem um terraço onde se avista a Feira da Ladra, o porto e boa parte da cidade.

(Feira da Ladra)


Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.