0

Madrid, Madrid, Madrid...

Posted by Sarah Souza on 13:20
Sem dúvida uma das grandes experiências vividas nesse meses do outro lado do oceano foi conhecer Madrid. A Espanha sempre me pareceu encantadora e ver um pouco desse país tão diversificado foi inesquecível.

Nada melhor do que visitar uma cidade guiada por pessoas daquele local, parece que tudo ganha outro sentido. Não que passeios turísticos não sejam bons, mas quando se está junto com alguém que conhece bem a cidade, é como se fizessemos um pouco parte de tudo também.

E, por isso, sempre serei grata aos meus amigos que me receberam e me apresentaram Madrid de uma maneira que ficará eternamente na memória.

Muitos adjetivos descrevem a capital espanhola. Grande, viva e linda estão entre os principais. Uma beleza cultural, porque Madrid respira cultura.

Adentrar ao Prado é emocionante mesmo para quem não é um grande entendedor de arte.
O mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo, apresenta belas e preciosas obras de arte. Impossível não arrepiar-se ao ficar "frente a frente" com a produção de grandes artistas.

Tudo aquilo que parecia tão distante de mim, restrito apenas aos livros, repentimente estavam na minha frente. Velázquez, Goya, Rembrandt e tantos outros. Uma coleção de pinturas bastante completa e complexa, com representantes espanhóis, franceses, alemãos e italianos.

Guernica

Bem próximo do Prado, num percurso que se faz tranquilamente a pé, pode-se contactar com a arte moderna de Picasso, Miró e Dali, no Centro de Arte Moderna Reina Sofia. O museu, que foi um antigo hospital setecentista, abriga importantes obras do século XX. Guernica, de Pablo Picasso, sem dúvidas é a mais famosa, digna de fila para ser fotografada.

Arte e futebol encontram-se em duas grandes fontes madrilenhas.  A Fonte de Cibeles  é o ponto de encontro para a comemoração dos torcedores do Real Madrid. Foi construída no século XVII, baseada num desenho de Ventura Rodriguez de 1782, sobre a deusa grega da fertilidade, Cibeles.  

O Atlético de Madrid, time rival, adotou a Fonte de Neptuno para suas comemorações. O monumento é feito de mármore branco e também tem o desenho de Ventura Rodríguez. Neptuno foi o deus romano do mar.

Plaza Mayor
A Plaza Mayor é um dos pontos madrilenhos mais conhecidos. Além dela, vale a pena conhecer a Plaza de España e tirar uma foto com Dom Quixote e Sancho Pança, a Plaza de Chueca, Plaza de Oriente, Plaza de los cubos, Plaza de Tirso Molina e a Plaza Jacinto Benavente.

Um local muito curioso é o Templo Deboth, um dos poucos testemunhos arquitetônicos egípcios, o único com essas características em toda a Espanha. Foi doado ao país em 1968, pelo Estado Egípcio, em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel.

Impossível conhecer Madrid em um dia, impossível descrevê-la em um único post.

"De Madrid al cielo...
...Y desde el cielo, un agujerito para verlo"
.




Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.