1

Talvez em fevereiro...

Posted by Sarah Souza on 20:41
Hoje, terceiro dia de fevereiro, me dei conta de que meus dias por aqui estão se acabando. Sempre soube que a minha vinda para cá teria data marcada para o retorno, mas nunca pensei que esse processo também seria um pouco dolorido.

Quando embarquei, trouxe junto na bagagem muitas expectativas e a alegria de realizar um grande sonho. Mas também trouxe saudades de muitas pessoas que fazem parte da minha vida brasileira.

No pensamento, além da ansiedade por tudo o que me esperava, alguns planos para o tão distante fevereiro, o mês do retorno, da volta pra casa. “Talvez em fevereiro...” parecia impossível de calcular todos aqueles dias que ainda teria pela frente.

Foto antiga de um dos lugares preferidos: Castelo de S.Jorge
Já estou em fevereiro, 13 dias separam o momento do embarque. Tenho muita vontade de voltar para casa, rever tudo e pricipalmente todos que fazem parte da minha vida do outro lado do atlântico. No entanto, também sinto, que mais uma vez, entrar no avião não será tarefa fácil. Sinto que também levarei a saudades daqui comigo. Afinal, construí uma vida por aqui, fiz amigos que foram a minha família nesses seis meses, conheci lugares, vivenciei coisas incríveis nesse micromundo que insisto em chamar de Lisboeta.

Conheci alguns dos novos intercâmbistas da PUCRS aqui em Lisboa, na verdade já os tinha conhecido antes, mas tive a oportunidade de passar mais tempo com eles e sentir toda aquela empolgação que eu também tive quando cheguei por aqui.

Foi muito bom sentir essa energia de quem está disposto a “desbravar o mundo”, me vi nas suas expressões e relembrei de muitas situações. Sem dúvidas vai ser uma experiência incrivel pra eles, como foi pra mim.

E, talvez, se tivesse que dizer algo para quem está chegando agora, resumiria em cinco ítens fundamentais:

1. Organize-se e faça planos, mas aproveite todos os imprevistos. Eles que fazem a viagem única e especial.

2. Conheça o máximo de pessoas que puder e aceite toda e qualquer diferença. Além da troca de culturas é a grande oportunidade de ver o mundo de uma forma diferente..

3. Nunca tenha pressa e aproveite os detalhes de cada viagem. É muito útil lembrarmos que somos cidadãos do mundo e sempre poderemos ir e voltar de qualquer lugar. Basta só dar o primeiro passo.

4. Encare cada viagem como se fosse a primeira e nunca a última da vida.

5. Aprenda idiomas. Mas tenha em mente que a linguagem gestual sempre será o mais poderoso instrumento de comunicação.

E, ao final sinta muitas saudades de tudo. Só assim saberás que valeu a pena e fará de cada momento vivido inesquecível.

Eu já sinto saudades...

1 Comments


Com certeza tu estás sendo um anjo nessa nova etapa de nossas vidas! Obrigada por todas as dicas, conselhos e ensimentos. Embora algumas coisas que tu disse sejam contraditórias, a gente acredita em ti :) hahaha
Beijão, Erasmus!

Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.