0
Manifestações populares marcaram a Cimeira da NATO em Lisboa
Posted by Sarah Souza
on
05:53
Com gritos de "Paz sim, NATO não!" mais de 30 mil pessoas manifestaram-se contra a mega-reunião que dominou Lisboa nos dias 19 e 20 de novembro. Os manifestantes encheram a avenida Liberdade, uma das principais da capital portuguesa, com carros alegóricos, cartazes e bandeiras. Na praça dos Restauradores, final do percurso, a atriz Maria do Céu Geurra leu o manifesto anti-Nato. A iniciativa popular foi acompanhada por forte contigente policial.
Nato-Otan domina agenda midiática portuguesa
Durante os dois dias da Cimeira da NATO, vinte e sete líderes mundiais redefiniram as relações com a Rússia, o Afeganistão, o Irão e o terrorismo. Mais de cinco mil pessoas participaram nesta reunião, entre chefes de Estado e de Governo, delegações oficiais dos países membros, organizações internacionais e jornalistas de todo o mundo.
A Cimeira dominou por completo a agenda midiática portuguesa e, durante dois dias, praticamente não se ouviu falar de problemas que antes estavam muito presentes nos meios de comunicação portugueses. Desemprego, fundo monetário e greves gerais ficaram em segundo plano na pauta do final de semana.
O novo conceito estratégico da NATO foi aprovado pelos 28 países-membros durante o Conselho do Atlântico Norte (NAC, em inglês). O documento atualiza a resposta da Aliança Atlântica a novas ameaças como o ciberterrorismo e também, reforça as parcerias com outras organizações internacionais.