0
Em 25 de novembro de 1845 nascia Eça de Queirós
Posted by Sarah Souza
on
07:57
Amor I Love You - Marisa Monte
"... tinha suspirado,
tinha beijado o papel devotamente!
Era a primeira vez que lhe escreviam
aquelas sentimentalidades,
e o seu orgulho dilatava-se ao calor
amoroso que saía delas,
como um corpo ressequido que
se estira num banho tépido;
sentia um acréscimo de estima por si mesma,
e parecia-lhe que entrava enfim numa existência
superiormente interessante,
onde cada hora tinha o seu encanto diferente,
cada passo condizia a um êxtase,
e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!"
O trecho destacado é declamado por Arnaldo Antunes na música "Amor I Love You", de Marisa Monte. As belas palavras românticas foram retiradas da literatura portuguesa. Para falar de amor e tocar os corações apaixonados, os músicos recorreram ao livro "O Primo Basílio",escrito por Eça de Queirós.
Considerado um dos maiores escritores lusos, José Maria Eça de Queirós nasceu em Póvoa de Varzim, em 25 de novembro de 1845.
Eça estudou Direito na Universidade de Coimbra, em 1861 e teve como colegas de curso outras personalidade portuguesas de destaque como Teófilo Braga e Antero de Quental. Nessa época publicou seus primeiros textos que mais tarde foram reunidos em "Prosas Bárbaras".
O escritor português pode ser considerado um grande renovador do romance, pois estabeleceu uma visão critica da realidade em suas obras. Afastou-se do estilo clássico e deu às frases maior simplicidade. Inovou, mudando a sintaxe e a combinação das palavras.
Além de "O Primo Basílio", Eça de Queirós é autor de conhecidas obras como "Os Maias", "Correspodência de Fradique Mendes" e "O crime do Padre Amaro". Este último, é considerado o melhor romance realista portugês do século XIX.