0

Amistoso Ibérico: Portugal 4 X 0 Espanha

Posted by Sarah Souza on 17:04
Ao contrário do que era esperado, a seleção da Espanha, atual campeã mundial, foi goleada pela seleção Portuguesa. O amistoso ocorreu na noite de quarta-feira (17/11), no estádio da Luz, em Portugal. Os quatro gols portugueses foram comemorados em tom de vigança, pela eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Nos minutos finais, a torcida local chegou a gritar "olé" diante das falhas do time adversário.

Primeiro tempo do jogo

No entanto, a torcida espanhola não desanimou diante da derrota. Durante todo o jogo e, mesmo ao final, ressoavam no estádio os famosos cantos de "Yo soy español, español, español..." e "Somos campeones del mundo". Até a figura caricata do Manolo del bombo, manteve-se firme animando os torcedores.

A goleada quase teve início com um gol de Cristiano Ronaldo. O atacante do Real Madrid e ídolo português invadiu a área pela esquerda, driblou Piqué e chutou por cima de Casillas colocando a bola dentro da goleira. O lance foi anulado porque, segundo a arbitragem, o jogador Nani estava impedido e tocou na bola entrar na gol.

O astro do Real Madrid também foi responsável pelo início da jogada que gerou o primeiro gol português aos 45 minutos do primeiro tempo. Casillas defendeu e, no rebote, Martins chutou rasteiro, sem chances para a defesa de Casillas.

No segundo tempo as duas equipes voltaram com mudanças. Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e o goleiro Eduardo foram substituídos na equipe de Portugal. Xabi Alonso, David Villa e Piqué deixaram a outra equipe para dar lugar a Fábregas, Torres e Marchena.

Portugal marcou o segundo gol aos 4 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Danny pela direita, Postiga completou.

Postiga também marcou o terceiro gol após receber um passe quase na marca do pênalti. Hugo Almeida encerrou a goleada nos acréscimos.

Antes, durante e depois da partida

Nada contra a seleção portuguesa, que aliás, visivelmente jogou melhor que o time espanhol, mas as novas amizades e a grande admiração pelo goleiro hispânico levaram-me para a torcida espanhola no amistoso. Com direito a bandeira do país no rosto.

A festa começou na praça do comércio junto com outros torcedores do país vizinho. A presença de Manolo del Bombo animou a concentração horas antes do jogo. Manolo é um personagem muito conhecido no futebol espanhol, ele é presença marcante em todas os jogos da seleção e, acompanhado pelo seu bumbo, sempre levanta a torcida. É considerado por muitos o 12º jogador do time.


Concentração na Praça do Comércio



Torcedores e Monolo del Bombo na concentração

Após a concentração a chegada ao estádio da Luz foi surpreendente. Ao entrar na "casa da equipe do Benfica" pude entender porque aquele local foi apelidado de catedral. O lugar é mesmo incrível, além de ser enorme, tem uma estrutura de fazer inveja. Algo que me chamou muita atenção foi a proximidade com o campo. Ao contrário dos estádios brasileiros que conheci, as arquibancadas são muito perto do gramado e, como fiquei nas parte inferior, tive uma visão privilegiada dos jogadores.

Estádio da Luz


Goleiro espanhol Iker Casillas


Casillas antes do apito inicial

Ouvi poucos palavrões na torcida. Apesar da rivalidade entre os "hermanos ibéricos" a maioria dos gritos se resumia a exaltar os países.

Os seguranças permaneciam sentados durante a partida. Acredito que o fato de ser um amistoso contribuiu para o clima mais ameno, mas como brasileira, não pude deixar de reparar nos seguranças que controlavam a torcida sentados em um banquinho, de costas para o campo.


Responsáveis pela segurança no estádio


Ao final, portugueses e espanhóis saíram juntos sem grandes provocações. Não posso deixar de registrar a grande presença de brasileiros nas duas torcidas.


Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.