0

24 de novembro: Greve geral portuguesa

Posted by Sarah Souza on 13:01
A paralisação geral desta quarta-feira (24/11) é motivada pela indignação dos trabalhadores portugueses contra as medidas de austeridade fiscal, tomadas pelo governo para reconquistar a confiança dos mercados.

Unidas novamente ao fim de 22 anos, as duas Centrais Sindicais do país levam as ruas portuguesas críticas a redução de até 10% dos salários dos funcionários públicos, o congelamento das aposentadorias, a redução de apoios sociais (auxílio maternidade e apoio aos carentes) e regras mais duras para quem recebe o seguro desemprego.


A manifestação que, segundo os sindicatos, deve ser "a maior greve da história do país", segue a tendência de outros importantes movimentos sociais vividos por Grécia, Espanha e França.

A última greve geral de Portugal ocorreu em maio de 2007 e foi organizada apenas por uma das Centrais Sindicais, para protestar contra a política de ajuste realizada pelo primeiro ministro português José Sócrates.


Devido a forte adesão à greve mais de 500 vôos foram cancelados e os portos de Lisboa e Setúbal devem ser fechados. Além disso, os deslocamentos serão muito complicados na capital, onde não está previsto nenhum serviço mínimo garantido nos transportes.

Afetado por um crescimento frágil nos últimos anos, Portugal possui uma dívida pública de 161 bilhões de euros (cerca de 220 bilhões de dólares), ou seja, mais de 82% de seu PIB.

Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.