1
Pequena-grande Sesimbra.
Posted by Sarah Souza
on
13:09
Pequena por ter uma área de aproximadamente de 195 quilômetros quadrados. Grande pela bela e majestosa paisagem. Esta é Sesimbra, uma vila de pescadores, localizada na área metropolitana de Lisboa com mais de 52 mil habitantes.
O nosso dia começou bem cedo. Às 7h da manhã já estava de pé, arrumando tudo para não perder a carona. Aliás, fica aqui um agradecimento especial ao João Lopes que gentilmente nos levou Sesimbra e nos proporcionou um belo passeio. 8h horas seguimos em direção ao nosso destino.
No trajeto atravessamos a ponte 25 de abril, muito semelhante à Golden Gate de São Francisco. Foi inaugurada em 1966 e originalmente chamada de Ponte Salazar, em memória ao ditador que a mandou construir. Mais tarde recebeu o atual nome em homenagem à "Revolução dos Cravos" que aconteceu em 25 de Abril de 1974. Este foi um dia de revolução "não sangrenta". Os soldados puseram cravos no cano das suas armas e revoltaram-se contra a ditadura mais longa do mundo.
Ao chegar em Sesimbra nos dirigimos à praia que ainda estava vazia, mas logo encheu e foi tomada por pessoas e chapéus (como são conhecidos os guarda-sóis por aqui). Depois de aproveitar o sol, visitamos o forte e a manhã terminou com uma sardinhada no almoço. Recomendo.
Após o almoço mais visitas. Conhecemos o Castelo de Sesimbra, também chamado de Castelo dos Mouros. A construção medieval é atribuída aos muçulmanos, mas esta região foi ocupada por diversos povos, antes da invasão árabe da península, como os romanos ou os visigodos. Está localizado a 240 metros acima do nível do mar e apresenta planta irregular alongada.
(miniatura do castelo)
Por último conhecemos o Cabo Espichel. Um lugar que eu descreveria como impressionante devido a paisagem que o rodeia. Nas suas origens serviu de lugar defensivo do território. No século XVIII se ergueu nos seus arredores um santuário dedicado a Nossa Senhora do Cabo, que conta a lenda apareceu à um casal de idosos neste lugar no ano de 1410.