2

Dilma é a candidata mais votada em Lisboa.

Posted by Sarah Souza on 12:28
*Entrada e saída de eleitores no início da tarde

A candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, obteve cerca de 57% dos votos válidos em Lisboa. Na segunda posição ficou José Serra do PSDB, com 29% dos votos válidos e atrás dele Marina Silva do Partido Verde, com 15% dos votos.

A chuva e o feriadão afugentaram os eleitores neste domingo (3/10), dos 12.360 inscritos apenas 4.143 compareceram a zona eleitoral. Isso representa cerca de 34% de presenças. O cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto, afirma que era esperada a presença de 50% dos credenciados, seguindo uma tendência das eleições de 2002 e 2006.

Entre os fatores que podem ter contribuído com a abstenção estão a chuva que permaneceu durante todo o domingo e o feriado prolongado da Proclamação da República em Portugal, comemorado na próxima terça-feira (5/10). Além disso, o cônsul-geral frisou que a distância também pode ter sido relevante. Existem apenas dois pólos de votação em Portugal, um em Lisboa e outro no Porto. Quem mora da região de Coimbra para o sul, vota em Lisboa, incluindo a Ilha da Madeira e os Açores. Este deslocamento se torna inviável para muitos eleitores.

O baixo número de votantes (se comparado ao número de inscritos), no entanto, não impediu alguns transtornos. Pela primeira vez as eleições ocorreram na faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Muitos eleitores afirmam que não foram informados da mudança e se deslocaram para a embaixada brasileira. É o caso de Cibele Gomes que acabou ficando sem votar. A brasileira que reside em Portugal há seis anos conta que além da troca de local, a mudança de horário prejudicou muitos eleitores. Acostumada a votar até as 18h ela chegou as 17h e não pode mais entrar no estabelecimento. "Um absurdo fecharem as votações nesse horário, pois no Brasil ainda são 13h", concluiu. A votação ocorreu das oito da manhã às cinco da tarde.

*Eleitores que chegaram depois do horário foram barrados

Também, muitos eleitores estavam com o título antigo e com o número da seção errado. O Consulado estava fazendo a distribuição dos documentos novos no saguão de entrada do prédio. “Grande parte não foi recolher os títulos que estavam disponíveis desde junho”, frisou o cônsul. A situação gerou filas e protestos.


*Movimentação no saguão;

Apesar disso, o balanço geral das eleições em Lisboa, para o Cônsul, foi positivo. Ele disse que estava muito satisfeito com o resultado e que tudo transcorreu dentro do esperado: "a logística que envolve um processo como esse é muito grande; neste ano, 170 mesários trabalharam nas 31 seções eleitorais", salientou.






2 Comments


Parabéns Sara! Um abraço, Juliana Iorio.


Legal, Sarah.
Parabéns pela matéria e pelo blog - o nome é ótimo, aliás.
boa sorte.
abs.
Vitor.

Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.