0

5 de outubro: centenário da República Portuguesa

Posted by Sarah Souza on 06:25

Vinte e um anos após a derrubada do império brasileiro que pôs fim a soberania do imperador Dom Pedro II, Portugal proclama a República. Datava 5 de outubro de 1910.

A revolução republicana foi preparada por elementos da burguesia, profissionais liberais com um nível de instrução elevado, muitos deles ligados à Maçonaria ou à Carbonária, e alguns oficiais de patente relativamente baixa. A queda do regime monárquico foi decidida no Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa.

Concentrados na Rotunda sob o comando de Machado Santos, os cabeças da revolta contaram com a ajuda da população, que espontaneamente colaborava com informações, expressões de estímulo e o desejo de combater a seu lado. Em várias localidades do País, levadas as notícias pelo telégrafo, a República ia sendo proclamada, quando ainda era incerto o desfecho dos acontecimentos em Lisboa. Os combates duraram cerca de um dia e meio. Desmoralizado e com D. Manuel II partindo apressadamente para o exílio, o regime monárquico não foi capaz de se defender. A adesão da Marinha ao golpe foi decisiva na vitória republicana.

O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até as eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

Copyright © 2009 Bahgagem All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.