3
Mapa da gastronomia espanhola
Posted by Sarah Souza
on
13:51
© SarahSouza |
Impossível falar na Espanha e não citar sua riquíssima gastronomia. Um universo de "coisas típicas" surpreende e torna esse país ainda mais encantador. Já que não é possível dividir os "quilos a mais" dessa estada hispânica, compartilho o aprendizado adquirido entre uma garfada e outra.
Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva, alho, trigo, legumes, verduras, hortaliças, pescados, carnes e frutas. As diferentes características das regiões refletem-se na alimentação. Por isso, é correto dizer que a Espanha tem uma das gastronomias mais variadas do mundo.
A cozinha galega, por exemplo, baseia-se principalmente em peixes e mariscos. A Galícia está ao norte da Espanha e é uma região conhecida pelos rios e rias. Entre as especialidades mais importantes está o polvo a galega típico das feiras e romarias. É polvo cozido e temperado com azeite e pimentão.
Já na Astúrias pode-se ressaltar a sidra que descreveria como um vinho feito de maçã, de baixo teor alcoólico. É tradição escanciar a sidra: o garçom leva ao alto a mão com que segura a garrafa e, com a outra mão, na posição oposta, segura o copo inclinado. É também muito comum nessa região o Cabrales, um queijo de odor e sabor forte.
É possível provar um pouco da gastronomia asturiana sem sair de Madrid, locais como o "El Tigre", por exemplo, servem sidra acompanhada por tapas. Aliás, vale destacar que em Madrid pode-se comer gratuitamente comprando apenas um copo de bebida, ou "copa" como é chamada conhecida. É muito comum que petiscos sejam oferecidos nos bares.
Falando um pouco da cozinha basca pode-se ressaltar suas bases são os molhos e os assados a "la brasa". Além disso, uma bebida muito típica desse local é o "txakoli", um vinho branco de sabor ácido. E, especialmente associados a esta gastronomia estão os pinchos, muitas vezes consumidos como acompanhamento do txacoli. O pincho é uma espécie de canapé com uma base de pão.
A tradicional paella tem origem Valenciana. Esse prato a base de arroz surgiu na espanha nos séculos XV e XVI. Originalmente era um prato popular, criado pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam.
Da Andalucía, mais especificamente de Córdoba vem o salmorejo, uma deliciosa sopa fria feita com tomates, alho, migas de pão, azeite, vinagre e sal. A sua consistência assemelha-se a um puré ou a um molho, podendo ser acompanhado por jamón picado. Tal como o gaspacho, é uma sopa fria de vegetais que se consome sobretudo nos meses mais quentes do verão.
Muitas das comidas típicas de Castilla-La Mancha levam o seu nome, como o pisto manchego, uma espécie de ratatouille que leva pimentos verdes e vermelhos, tomates e abobrinha. Todos os ingredientes são cortados em pequenos cubos e sucessivamente vão sendo colocados em uma frigideira com azeite de oliva.
Além do pisto, o renomado queso manchego, é característico dessa região. Com fronteiras com comunidades tão diferentes como Andaluzia, Aragão, Extremadura, Valência e a própria cidade de Madrid, a cozinha de Castilla-La Mancha adquiriu muitas influências que a tornaram muito diversificada.
Na comunidade de Madrid, destacam-se o cozido madrileno e as bocatas de calamares. Também conhecidas como bocadillos, são anéis de lula empanada, servidos dentro de um pão baguete. São muito típicos dos arredores da Plaza Mayor de Madrid.
Certamente o cardápio gastronomico hispânico não pára por aqui. Entre as bebidas está a Cerveja madrileña Mahou que disputa o ranking com a catalã Estrella Damm e com a gallega Estrella de Galícia.
Tem ainda o calimocho que por ser prático e barato é muito consumido pelos jovens. Basicamente, uma mescla de vinho tinto e coca-cola. Com um pouco mais de "classe" apresenta-se a Cava, um delicioso espumante catalão.
Não pode-se deixar a Espanha sem provar as "Patatas Bravas" que são batatas acompanhadas de um molho picante, os deliciosos "huevos estrellados con picadillo", as famosas tortillas espanholas e os tradicionais churros com chocolates. Eles não pertencem a nenhuma região específica e são consumidos em todo o país.